Como motivar seus colaboradores com brindes de final de ano personalizados

Quarta, 16 Agosto 2017 15:12 Escrito por Equipe Cm3

Um time que veste a camisa é o grande diferencial de qualquer empresa. E nesse contexto, promover ações de marketing interno certamente contribui para promover essa conquista. É fundamental valorizar a relação com este que é o seu público mais importante: o interno.

Motivar seus colaboradores com brindes, por exemplo, pode ser um ótima alternativa. Especialmente nas comemorações de final de ano, momento compatível com um planejamento mais expressivo nesse sentido.

É claro que além de mimos, as ações de aproximação com os colaboradores devem contemplar outras searas, de forma mais abrangente. O mais interessante é que os brindes apareçam dentro de contextos mais significativo, como premiações internas, palestras, treinamentos, coffee breaks com a direção e outras ações de incentivo. E o ideal, é que os planejamentos dessa natureza façam parte do cronograma fixo da empresa desde o início do ano.

A antecipação do estudo dessas ações traz vantagens que vão além do tempo para fazer boas escolhas. Para conseguir os melhores preços e também garantir as entregas no tempo certo, você deve se programar com antecedência. As empresas de brindes aceitam e estimulam pedidos adiantados, considerando o grande volume de entregas que se acumulam, especialmente, no período do final de ano. Assim, é possível honrar todos os pedidos com qualidade. Além disso, o planejamento permite ao fornecedor realizar um atendimento mais consultivo, ajudando você a pensar em alternativas e flexibilizações.

Assim, as ações com o objetivo de motivar seus colaboradores com brindes podem ser muito mais bem sucedidas se você fizer isso de forma estruturada. Desde a pesquisa de mercado, em busca de novas ideias, inovações e comparações de preços - até o confrontamento com as necessidades e objetivos internos da ação. Acertar na escolha de um brinde personalizado, para que ele seja único e cheio de significado, pede um pouco de dedicação.

Os brindes de Natal personalizados podem ser bastante diversificados. Quando paramos para estudar este mercado, uma imensa variedade de opções salta aos olhos - tanto dos mais tradicionalistas, quanto de quem busca inovações. Por isso, preparamos algumas dicas que vão ajudar você a acertar em cheio na hora de motivar seus colaboradores com brindes.

Confira aqui 5 dicas para acertar em cheio nos brindes para a sua empresa:

1 - Estude o seu público interno

Estudar o seu público interno está diretamente ligado ao valor que os colaboradores vão atribuir ao presente recebido. Precisa ser algo realmente útil, especialmente dentro do contexto do trabalho executado no dia a dia. Isso tende a refletir positivamente no desempenho - pois o colaborador lembrará a todo momento que empresa se preocupa com o seu bem-estar. Também é indicado fazer uma pesquisa interna para conhecer melhor os gostos dos colaboradores. Assim será mais fácil identificar os estímulos que a sua equipe precisa para estar mais unida e produtiva.

2- Estimule o sentimento de equipe

Se os seus colaboradores já demonstram esse sentimento, é bacana reconhecer e alimentar essa vantagem. E caso essa prática, ao contrário, esteja distante da realidade interna da sua empresa, é importante estimular essa construção. Motivar seus colaboradores com brindes que remetem a esportes, por exemplo, estimula a competição saudável e a união em prol de objetivos comuns. E se esse presente puder ser adaptado ao contexto da equipe, ainda melhor. Você pode pensar em brindes para serem utilizados em dinâmicas internas - que aliem o lúdico às necessidades do dia a dia de trabalho, em um momento de descontração.

3- Sai do lugar comum

A cada ano, a indústria de brindes lança novidades interessantíssimas. As linhas que utilizam lâmpadas de LED, por exemplo, são ampliam dia após dia com brindes como luzes de leitura e lanternas e personalizadas. Apesar de não ser uma novidade, as opções de brindes ecológicos também não param de crescer. Hoje é possível encontrar uma infinidade de brindes ecológicos que aliam o conceito de sustentabilidade à sua ação. Uma outra oportunidade de inovar são as novas tecnologias e dispositivos digitais. Caixas de som, power banks, adaptadores USB e até kits para celulares são algumas das opções que você pode considerar.

4- Aproveite o momento de renovação

A chegada de mais um ano é um momento de ouro para refletir e tomar fôlego novo. Acontece de alguns anos não serem tão bons quanto todos gostariam e você se questionar sobre premiar resultado ruins. Mas pense que os estímulos podem trazer exatamente a mensagem que você quiser. Basta estudar a opção que passará o melhor significado e contextualizá-la em uma ação que dê sustentação e embasamento para passar um significado acessível. Neste caso, o ideal é definir a mensagem antes do produto. Por exemplo, se você deseja estimular o engajamento, pode oferecer novas ferramentas de trabalho personalizadas, como calculadoras, porta documentos ou pastas executivas.

5- A arte de contextualizar

Você pode também pode tornar a comemoração de final de ano uma oportunidade para premiar bons resultados, demonstrando o reconhecimento da empresa. Isso certamente motiva o profissional a continuar superando a média. Caso a sua empresa não seja a favor da política de premiações em dinheiro, uma boa opção pode ser premiar com brinde para uso pessoal. Isso passa a mensagem de que os deveres internos já estão sendo cumpridos e a empresa valoriza o merecido descanso e lazer. Nesses casos, opções como Kits churrasco, vinho e pizza podem ser bem legais.

Também é possível optar por motivar seus colaboradores com brindes mais tradicionais, como calendários e agendas, sendo original na personalização. Além de serem itens utilizados durante o ano todo, também podem ser endereçados à empresas parceiras e clientes. O mais importante é que você sempre gere bons significados e sentimentos através da forma de apresentação e intenção desse presente.


Por fim e não menos importante, antes de escolher uma empresa de brindes parceira, verifique as recomendações de outros clientes. Durante o processo, solicite apoio, opções e flexibilidade. E no momento da encomenda, tenha o prazo, forma de pagamento e de entrega bem definidos, evitando atrasos que impactem nas suas ações.

Gostou desse conteúdo sobre Como motivar seus colaboradores com brindes de final de ano personalizados? Cadastre-se em nossa newsletter para receber outros conteúdos com exclusividade.

Ler 134 vezes Última modificação em Quarta, 16 Agosto 2017 16:54
Equipe Cm3

Equipe Cm3

Adicionar comentário





Código de segurança
Atualizar

Categorias