Os brindes para funcionários são uma excelente estratégia de endomarketing para empresas. Eles podem ser utilizados para dar presentes de boas-vindas, de aniversário, como recompensa, por tempo de serviço, após treinamentos, etc.
O endomarketing é uma estratégia que tem como foco os funcionários da empresa. Ele serve, especialmente, para aumentar a retenção e diminuir os índices diminuir o turnover (índice de rotatividade de colaboradores).
Os brindes para funcionários são ótimos aliados dessas estratégias, pois fazem com que os colaboradores se sintam mais valorizados.
Brindes para funcionários como recompensa
Há várias situações em que seus funcionários podem receber brindes como recompensas. Você pode utilizar essa estratégia após eles cumprirem metas, como prêmio em concursos, por produtividade, ou por serem funcionários de destaque, por exemplo.
Em caso de recompensas individuais, é interessante presentear com objetos que tenham a ver com o presenteado. É possível, por exemplo, oferecer um brinde da cor preferida dele.
Catálogo de Produtos
Brindes úteis 100% personalizados com a sua marca
Preencha seus dados para baixar o catálogo completo!
Já no caso de recompensas a um setor ou equipe, você pode entregar brindes que tenham a ver com a área dos funcionários, ou mesmo que tragam uma frase ou ideia de união e produtividade.
Algumas dicas de brindes que podem ser dados como recompensa são caixinhas de som, bolsas, fones de ouvido, etc.
Com esse tipo de brinde, os colaboradores se sentem valorizados e mais motivados a desenvolver os comportamentos que foram reforçados positivamente.
Brindes de boas-vindas
Outra estratégia de endomarketing interessante é entregar brindes de boas-vindas aos funcionários. Assim, eles se sentem acolhidos desde o momento em que entram na empresa.
Além disso, colocando a identidade visual da sua empresa nos brindes, você fixa melhor sua marca na mente do colaborador. Dessa forma, você faz com que ele se sinta mais envolvido com a empresa.
Alguns exemplos interessantes para serem entregues na chegada do colaborador na empresa são canecas, canetas, camisetas e moleskines. O interessante nessa estratégia é fornecer brindes que sejam utilizados no dia a dia, dentro da empresa.
Brindes em treinamentos
Em treinamentos corporativos, é possível oferecer brindes como uma forma de agradecimento ao colaborador por estar se desenvolvendo dentro da empresa.
Uma boa estratégia nesses casos é fornecer brindes que sejam utilizados durante os treinamentos, como canetas e moleskines.
Brindes como presentes de aniversário
Há ainda a possibilidade de parabenizar seus colaboradores quando fizerem aniversário com os brindes personalizados.
Na data, você pode presenteá-los com algum objeto que seja do interesse deles. Um kit de churrasco, um fone de ouvido ou um vinho em uma embalagem personalizada são algumas ideias bacanas.
Dessa forma,você faz com que os colaboradores se sintam especiais e únicos.
Brindes para funcionários por tempo de serviço
Você também pode fazer com que seus funcionários se sintam valorizados entregando brindes por seu tempo de serviço. Uma boa dica é estabelecer em quais aniversários de tempo na empresa você fornecerá os brindes.
Você pode determinar, por exemplo, que os funcionários receberão brindes por 1 ano, 5 anos, e após isso, a cada 5 anos de casa.
Sugerimos que os brindes por tempo de serviço sejam um pouco mais robustos do que os outros tipos de brindes para funcionários. Além disso, quanto mais antigo o funcionário, melhor deve ser o brinde.
Algumas dicas de brindes por tempo de serviço são bolsas ou pastas com a logo da empresa. É possível também presentear com um vinho, que pode vir em uma embalagem com a identidade visual da organização.
Com essa estratégia, o funcionário se sente valorizado e motivado a permanecer na empresa, pois percebe que sua contribuição ao longo de todos os anos é valorizada.
Início de campanhas
Uma estratégia menos divulgada de endomarketing é aquela que coloca os funcionários como primeiros receptores e propagadores de uma ideia sobre a empresa. Isso é feito com campanhas de comunicação, que podem começar primeiro com brindes para funcionários.
Esses brindes podem conter frases ou conceitos que se relacionem com a ideia central da campanha. Por exemplo, caso uma empresa queira reforçar que é criativa, oferecer brindes igualmente criativos pode ser uma boa pedida.
E aí, curtiu? Aproveite para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos como esse!