No mundo todo, os varejistas comemoram muito as datas especiais que cada sociedade contempla. A despeito da crise, o consumidor não abre mão de presentear aqueles que quer bem, o que demonstra um comportamento conservador, por manter as tradições culturais. Assim, o mercado interno se aquece.
Uma dessas datas é o Dia das Mães, que perde em movimento apenas para o Natal. Já as festas natalinas são mais relevantes porque movimentam todos os setores (cosméticos, brinquedos, vestuário, eletrônicos, alimentos, perfumaria, decoração, etc.).
O Dia dos Namorados contempla um segmento bastante restrito, contudo, o movimento do varejo vem crescendo a cada ano. Os Pais também são muito prestigiados e essa data é sinalizada por um crescente na área de eletrônicos, ferramentas e vestuário quando se trata de dar e receber presentes.
A Páscoa, a exemplo do Natal, é uma data muito abrangente e impulsiona supermercados e lojas especializadas em chocolate.
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Essas datas impulsionam também o faturamento das lojas virtuais, porque, querendo ou não, todos gastam um pouco mais nesses períodos, seja em benefício próprio, seja voltando-se para os que lhes são caros. Os apelos de marketing são essenciais no aquecimento do mercado on ou off-line, ofertando oportunidades para que as empresas alavanquem suas vendas, gerando receitas e mantendo o número de empregados e clientes.
Para tirar o melhor proveito possível desses momentos, as empresas precisam planejar com antecedência e estratégia as ações que irão desenvolver detalhadamente em cada marcação do calendário, programando-se e preparando a sua equipe para o atendimento dos cidadãos. Isso deve ser feito utilizando situações óbvias e também criativas, pois todos os segmentos estarão fazendo a mesma aposta.
Assim, conheça muito bem o seu público e aquele que deseja atingir – personalizar o atendimento e o foco do trabalho promocional são indicações muito importantes e que funcionam perfeitamente em qualquer área. Comunique-se com seus clientes utilizando todos os meios de mídia disponíveis, desde simples e-mails até ações de proximidade real – como o contato por telefone, distribuição de brindes promocionais, a campanha boca a boca, a distribuição de folhetos, etc.
Invista nas principais datas, crie outros momentos de promoção e conte com a Cm3 para fazer da sua empresa uma marca inesquecível o ano todo.