A campanha do Novembro Azul tem ganhado cada vez mais visibilidade no Brasil e no mundo.
Com o objetivo de conscientizar os homens sobre a importância da prevenção do câncer de próstata, a campanha foi criada em 1999 por um grupo de amigos na Austrália.
Eles deixaram crescer o bigode por todo o mês de novembro para chamar a atenção para a campanha e arrecadaram fundos para doação à instituições de caridade.
O mês de novembro foi escolhido porque nele é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.
A campanha fez sucesso e foi ganhando ainda mais destaque ao longo dos anos, até que em 2004, foi criada a instituição Movember Foundation Charity.
Com as ações dela, os homens foram incentivados a deixar os bigodes crescerem para conscientizar os outros sobre a prevenção.
Aos poucos a campanha, que ficou conhecida como Movember (do inglês, moustache + november, que significa “bigode” com “novembro”) foi ganhando força em outros países.
No Brasil, ela chegou com o nome de “Novembro Azul”, trazida pelo Instituto Lada a Lado pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia.
O símbolo original do bigode foi aderido, mas aqui a campanha acrescentou também a cor azul, que teve maior destaque.
Hoje já são mais de 20 países participando da campanha. Empresas, instituições e ONGs vêm realizando diversas ações de marketing para incentivar a conscientização, incluindo a distribuição de brindes personalizados.
E-book Brindes o Ano Todo
Promova sua Marca o ano todo com brindes personalizados.
Preencha seus dados para baixar o e-book completo!
Como aderir ao Novembro Azul com brindes personalizados
Há diversas formas de se realizar ações de marketing com brindes personalizados durante o Novembro Azul.
Você pode fazer uso dos produtos utilizando os símbolos da campanha, como a fita azul e o bigode, por exemplo.
Além disso, vale usar frases e lembretes a respeito da doença e sua prevenção. Tudo isso, claro, de forma amigável e respeitosa.
Ademais, há a possibilidade de incorporar os elementos da campanha à identidade visual da sua marca.
Assim, você pode adicionar a fita azul à sua logo ou o bigode ao seu mascote, por exemplo.
É importante que sua estratégia de brinde para o Novembro Azul considere o seu público e as características de identidade da sua marca.
Se sua marca é descontraída e voltada para o público jovem, por exemplo, vale falar sobre cuidados com a saúde agora, sem focar tanto na realização do teste preventivo (que deve ser feito a partir dos 45 anos).
Além disso, uma mensagem mais informal e leve seria mais adequada nesse caso. Sem contar, ainda, que o brinde em si também deve ser selecionado de acordo com as vontades e necessidades do público.
Categorias de brindes para o Novembro Azul
Considerando que as possibilidades de brindes são várias, nós as separamos nas categorias mais comuns: tecnologia, saúde, executivos e descontraídos.
Tecnologia
Muitos homens são bastante atraídos por produtos tecnológicos, e é por isso que distribuir brindes associados à tecnologia é uma estratégia interessante.
Algumas das possibilidades são os fones de ouvido, as caixas de som, os kits para celular, os power banks e os adaptadores.
Saúde
Os brindes relacionados à saúde são vantajosos como estratégia no Novembro Azul, pois eles comunicam uma mensagem de incentivo à prevenção com os hábitos saudáveis.
Alguns dos produtos recomendados são os squeezes, as pochetes, as pochetes de braço para celular e as shakeiras.
Executivos
Utilizados especialmente como estratégia de endomarketing, os brindes executivos são interessantes para se estreitar laços com colaboradores.
Em geral, esses brindes devem ser mais discretos, mas ainda assim podem lembrar o homem da conscientização do câncer de próstata. Isso pode ser feito, por exemplo, com a adição de um pequeno símbolo do laço azul.
São alguns exemplos deles: suportes para gravatas, os porta gravatas, as pastas executivas, canetas, moleskines, porta ternos, porta camisas, carteiras, porta cartões e kits executivos.
Descontraídos
Há, ainda, aqueles brindes que optamos por chamar de “descontraídos.” Esses são produtos utilizados especialmente no lazer do homem.
São incluídos nessa categoria os kits para churrasco, os kits de ferramentas, canecas de chopp, baldes de pipoca, etc.
E aí, curtiu? Aproveite para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos como esse!