Há algum tempo atrás, quando se aproximava uma data comemorativa, as caixas de correspondências ficavam superlotadas de cartões das empresas desejando felicidades para seus clientes.
Com a multiplicação das mídias eletrônicas, os e-mails substituíram esse amontoado de papéis que na maioria das vezes saiam das caixas direto para as lixeiras. Ou seja, não cumpriam o objetivo para o qual foram elaborados e, ao contrário, afastavam os clientes das empresas que os remetiam.
Os brindes, então, alcançaram um poder maior dentro das estratégias de marketing e fidelização, influenciando o mercado consumidor. Essa prática acena positivamente para aqueles empreendedores que valorizam seus parceiros. No período de final de ano, utilizar os brindes como forma de aproximação já se transformou em uma marca, a ponto de ser um momento aguardado pelos clientes.
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Para escolher o brinde adequado, vale lançar mão da ousadia e da percepção das empresas de que tipo de público deseja atingir e de que forma esse brinde contribuirá para aproximar o consumidor da sua marca. Agradar e fidelizar são os instrumentos propulsores dessas iniciativas que apontam para a valorização da marca e do seu consumidor.
A fim de que essa publicidade funcione a favor da empresa, antes de optar pelo tipo de brinde a ser distribuído, conheça bem a clientela, suas preferências, necessidades, formas de contato e histórico de compras. Depois decida quais os critérios para a entrega dos brindes. Se a definição do perfil foi bem traçada, os brindes podem contemplar de modo especial aqueles indivíduos que foram mais assíduos na aquisição de produtos ou serviços da empresa e podem trazer para mais perto aqueles que se distanciaram ao longo do ano.
Estar atento para não ser intruso no ambiente de trabalho ou descanso dos consumidores no momento de fazer esse levantamento é outra máxima a ser observada. Uma dica excelente para solucionar esse impasse é estabelecer vínculos com os clientes física ou virtualmente, oferecendo espaços de debates, para tirar dúvidas, registrar sugestões e reclamações.
Algumas empresas optam por entregar mimos exclusivos aos clientes. Outras preferem investir em artigos mais comuns, como canetas, bloquinhos de anotação, agendas, calendários, CDs, camisetas, bonés. E ainda há aquelas que preferem apostar em alternativas mais arrojadas, como oferecer pen-drives, aparelhos de som ou acessórios.
Não importa qual seja a sua opção para os clientes ou qual a frequência com que seu empreendimento fará essa estratégia de aproximação, potencialize essa tática como uma oportunidade de unir seus objetivos e as expectativas do consumidor, fortalecendo os laços de confiança e fidelização, mantendo-se forte e representativo no mercado em que atua.
Um brinde às suas iniciativas!